O que você precisa saber para montar uma fábrica de salgados

O que você precisa saber para montar uma fábrica de salgados

Ter uma ideia revolucionária e veia empreendedora, algumas vezes, é o que precisa para começar um projeto de sucesso. Mas, depois da ideia vem a prática, e para isso é preciso se munir de informações de qualidade. Antes de abrir uma fábrica de salgados não é diferente. O negócio pode ser muito lucrativo, mas algumas coisas são necessárias antes mesmo de começar.

Separamos algumas dicas sobre o que é preciso para fabricar salgados, dicas que, sem sombra de dúvidas, te ajudarão nessa nova fase de vida. Confira:

Realize uma boa pesquisa de mercado

Talvez você tenha chegado até esse artigo porque estava pesquisando, e isso é muito bom. Falando em pesquisa, nossa primeira dica envolve justamente esse assunto. É essencial realizar uma boa pesquisa de mercado antes de começar a investir nisso.

Conhece o tipo de consumidor do seu setor, a distância entre fornecedores e o local em que a sua fábrica ficará, preços da concorrência e regras de espaço exigidas pela vigilância sanitária. Tudo isso precisa ser pensado antes de tirar os planos do papel. Dessa forma, fica mais fácil evitar problemas.

Pense bem na localização

O local onde ficará a sua fábrica é muito importante, pois ele deve ter espaço suficiente para a equipe e para os equipamentos. É recomendado ter, no mínimo, 150m², tendo em vista que a seção destinada para fabricar salgados precisa estar longe da área de higienização e dos depósitos, por questões de higiene.

Da mesma forma, precisa haver uma distância considerável entre essas sessões com relação ao vestiário e sanitários. Ou seja, na hora de escolher o local, é preciso levar todas essas necessidades e exigências em conta, para que todos os procedimentos possam ser feitos da melhor forma possível.

Pesquisa e escolha os equipamentos necessários

Há vários equipamentos essenciais para que a sua fábrica de salgados funcione da forma adequada. Câmara fria, fogão industrial, freezer, mesa de trabalho, embaladora à vácuo, masseira, entre outros.

É importante entender que os equipamentos devem ser impermeáveis e de fácil higienização, em aço inox ou PVC, por exemplo. Além disso, é preciso procurar uma empresa de confiança para adquirir os produtos.

Uma das empresas mais respeitadas do Brasil no setor de equipamentos para o ramo alimentício é a Chefstock, com mais de 15 anos de atuação nesse mercado. Clique aqui e confira alguns equipamentos para fábricas de salgados disponibilizados pela empresa.

Planeje as embalagens

A embalagem é algo essencial para manter a qualidade dos produtos e também para fazer o marketing da empresa. Vale a pena tentar negociar diretamente com um fabricante de pequeno porte, o que pode ser mais barato do que buscar revendedores ou casas de embalagens. Esse passo é muito importante para conservação, para passar ao distribuidor as informações necessárias que devem chegar ao cliente final e realizar a propaganda do seu negócio.

Defina a forma como os salgados serão comercializados

E por último, mas não menos importante, a forma como você irá comercializar o seu produto é o que vai indicar a sua representação no mercado. Existem duas opções:

  • vender salgados para marcas que já estão consolidadas no mercado, permitindo que elas usem o seu produto sob o selo delas;
  • criar a sua própria marca de salgados.

Caso escolha a segunda opção, saiba que é preciso investir em ações de marketing, rótulos e divulgação do produto de maneira geral.

Montar uma fábrica de salgados pode ser o negócio da sua vida, algo muito lucrativo e, caso você decida criar a sua própria marca, algo que pode deixá-lo reconhecido pelo seu trabalho. Mas, não se esqueça de todas essas dicas que foram passadas e certifique-se de cumprir cada uma delas. Continue pesquisando sobre esse assunto para evitar falhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.